quarta-feira, 31 de março de 2010

Educação Ambiental e Cidadania

Actualmente é reconhecido que o desenvolvimento do ser humano só é possível quando feito em harmonia com o ambiente, é o desenvolvimento sustentável realizado com a preocupação de manter os recursos naturais actuais de modo a que eles possam servir, também, às gerações futuras.

No entanto, para que se consiga a sustentabilidade desejada, é necessário que se verifiquem, ainda, algumas mudanças, umas mais fáceis que outras. É preciso mudar os nossos comportamentos, hábitos de consumo, atitudes e, sobretudo, mudar valores. É uma questão de cidadania onde a educação é essencial, pois permite que as crianças, desde cedo, possam desenvolver o respeito pelos valores universais consignados na Declaração Universal dos Direitos do Homem, que são os direitos e deveres dos indivíduos numa sociedade democrática e livre.
Plantação de uma árvore - Dia Mundial da Árvore
A escola participa activamente na sensibilização das crianças e jovens para as questões ambientais e, por conseguinte, cabe a ela também ajudar nas mudanças necessárias, adaptando-se às novas realidades e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes do seu papel, indivíduos capazes de respeitar, ser solidários, responsáveis, justos e não violentos. Tarefa difícil numa sociedade onde, por vezes, a ética e a cidadania parecem estar ausentes!
Brasil, Portugal, tanto faz!

Sem comentários: