quarta-feira, 24 de março de 2010

Libertem as orcas

As orcas, contrariamente ao que algumas pessoas pensam, não são baleias. São os maiores golfinhos que existem. No alto da cabeça têm um espiráculo, orifício por onde respiram, enquanto as baleias têm dois. Habitam os oceanos do planeta, percorrendo milhares de quilómetros em formações de grupos familiares.
São animais extraordinários e predadores formidáveis. As orcas são inteligentes e engenhosas, capazes de cooperar perante determinadas situações, como podemos observar neste vídeo.


No passado mês de Fevereiro, todos ficámos horrorizados e lamentámos a morte de uma treinadora, no Parque SeaWorld, durante a exibição com uma orca, conhecida por Tilicum. Reflectindo sobre o acidente, talvez se possa afirmar que foi uma tragédia anunciada, pois não foi a primeira vez que tal aconteceu. De acordo com as notícias, o contacto com esta orca estava sujeito a algumas limitações, atendendo ao seu passado.
Há alguns anos tive oportunidade de observar orcas num parque, no Canadá. Num tanque único estavam duas belugas e cinco orcas, uma fémea com a sua cria e três jovens machos, uma multidão!
O que será preciso acontecer para que deixemos de ter estes poderosos animais fechados em tanques? Outro acidente? E de quem é a culpa? The answer, my friend, is blowing in the wind!


A guerra é outra, mas o protagonista é o mesmo - o ser humano!
Para conhecer melhor as orcas...
Orca (wikipédia)
Orca Network
Orca Homepage (orcas em cativeiro)

Sem comentários: