quinta-feira, 1 de abril de 2010

À procura do Big Bang

Após algumas tentativas falhadas, finalmente o maior acelerador de partículas, Large Hadron Collider (LHC), permitiu as primeiras colisões a energias elevadas. A experiência realizou-se no Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), em Genebra, o mesmo laboratório onde se desenvolveu a World Wide Web, há cerca de 20 anos.


Agora já é possível recriar as condições do Universo, após o Big Bang, e investigar a matéria através de partículas formadas na colisão. Procura-se compreender cada vez mais como se formou o Universo, o ser humano quer saber as suas origens.
A investigação vai continuar, não se formou nenhum buraco negro capaz de a interromper! De qualquer modo é uma grande descoberta da Ciência e Tecnologia, uma vitória do engenho humano. Esperemos que a "máquina do Big Bang", como alguém a chamou, possa trazer também, como consequência, outros benefícios para a humanidade. Afinal estamos rodeados de pequenos confortos e aparelhos, que contribuem para o nosso bem-estar e saúde, e que são aplicações de resultados científicos desconhecidos da grande maioria das pessoas!
Alice Website

Sem comentários: