sábado, 19 de junho de 2010

10 Espécies animais de maior longevidade

Turritopsis nutricula é uma pequema (5 mm) e muito conhecida medusa capaz de reverter o processo de envelhecimento. É o único animal conhecido com esta característica.
Após atingir a maturidade sexual, em determinadas situações, como em casos de fome, danos físicos ou de outra crise, em vez de morrer, o Turritopsis passa para um estágio de pólipo imaturo (primeira fase da sua vida de uma água-viva). Este processo pode repetir-se várias vezes tornando a medusa virtualmente “imortal”, embora não imune aos predadores.


Esta espécie de água-viva, descoberta pela primeira vez em 1883, é originária do Caribe, mas pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo. De acordo com a Dra. Maria Pia Miglietta do Smithsonian Tropical Marine Institute: "Nós estamos olhando para uma invasão silenciosa em todo o mundo”.
Veja aqui uma lista de 10 animais que, não sendo imortais, tal como a medusa apresentam uma grande longevidade, muito maior que a do ser humano (com o google tradutor pode obter-se uma espécie de versão portuguesa).

Sem comentários: