terça-feira, 1 de junho de 2010

As crianças e a fome no mundo

As crianças hoje têm a sua festa com a celebração do Dia Mundial da Criança. Enquanto se procura mostrar que elas são o melhor do mundo e que têm os seus direitos e deveres, não podem ficar esquecidas todas aquelas crianças que continuam a sofrer discriminação, maus tratos, fome e doenças.
Calcula-se que cerca 815 milhões de pessoas, em todo o mundo sejam vítimas de fome crónica ou grave subnutrição, a maior parte das quais são mulheres e crianças dos países em vias de desenvolvimento.
A FAO, organização das Nações Unidas para a Alimentação, lançou uma campanha para sensibilizar os poderes políticos e sociais contra o flagelo da fome no mundo.
Para isso criou o site http://www.1billionhungry.org/, que publica uma petição onde pode ler-se "Nós, os que assinamos esta petição achamos inaceitável que uma em seis pessoas sofra de fome crónica. Através das Nações Unidas, pedimos aos Governos que façam da eliminação da fome a sua prioridade número 1 até que o objectivo seja alcançado".
Já aderiram à campanha algumas organizações como o Programa Alimentar Mundial ou a Associação Biodiversidade Internacional.
No vídeo, o actor Jeremy Irons afirma estar "farto" desta situação e pede-nos que façamos da indignação uma realidade.

Sem comentários: