quinta-feira, 8 de julho de 2010

Atmosfera terrestre

O ar é um material de suporte à vida dos seres vivos. Sem ele a vida não seria possível na Terra. Ele existe na atmosfera que envolve o nosso planeta.

Aurora Australis (Sul) observada a partir da Estação Espacial Internacional (21/06/2010)
Fonte: NASA

É visível a curvatura do horizonte da Terra e, directamente por cima (no centro da imagem em cima) uma linha azul ténue, da atmosfera superior.
Vivemos na troposfera , uma região de ar que começa no chão e sobe até cerca de 17 km (11 milhas). Mas a atmosfera eleva-se muito acima da troposfera, dividida em várias camadas, de acordo com as temperaturas, composição química e outros factores. Quanto maior a distância da superfície da Terra, mais rarefeito é o ar, isto é, contém menos oxigénio.

Pôr-do-sol e camadas da atmosfera vistos da Estação Espacial Internacional (14/06/2010)
Fonte: NASA

É na atmosfera que se encontra a camada de ozono, que protege os seres vivos dos efeitos nocivos da radiação UV. O Protocolo de Montreal e as suas emendas baniram o uso de químicos destruidores do ozono e a sua taxa de destruição parece ter abrandado.
A qualidade do ar é fundamental para a saúde pública e dos ecossistemas. Já não se pode negar que a actividade humana contribui para a poluição da atmosfera, com graves riscos para a biosfera. O aumento global das temperaturas de superfície, desde a década de 1950, está relacionado com o aumento dos gases com efeito de estufa. As alterações no dióxiode de carbono, metano, óxido nitroso, ozono, cobertura de nuvens, vapor de água e aerossóis contribuem para as alterações climáticas.
Pode obter-se mais informações sobre o estado actual da atmosfera no site oficial da Missão espacial Aura, da Nasa, que tem como objectivos estudar o ozono da Terra, a qualidade do ar e o clima. Existe há cerca de 5 anos e monitoriza a composição, a química e a dinâmica da atmosfera terrestre.
OurAmazingPlanet publica uma infografia que permite conhecer melhor a nossa atmosfera, a sua constituição e relação com a conquista do espaço pelo homem, pois só conhecendo podemos proteger.

Sem comentários: