sexta-feira, 23 de julho de 2010

Desflorestamento da Amazónia está a diminuir

Os números oficiais mostram que o desmatamento da floresta Amazónica está a diminuir.
Floresta Amazónica - Fonte: wikipédia

De acordo com a agência ambiental brasileira, Ibama, responsável pela protecção das florestas contra a exploração madeireira ilegal, essa diminuição é consequência do aumento da utilização de dados de satélite para detectar o corte de árvores e também devido a novos métodos para deter os madeireiros, inclusive terminando a sua capacidade de esconder-se debaixo da cobertura de nuvens.
Agora os fazendeiros já não podem esconder-se com as nuvens, a desflorestação pode ser notada a partir do espaço, chova ou faça sol, de dia ou de noite, facilitando a actuação dos agentes do Ibama no solo.
Incêndios e desflorestação - Fonte: NASA

Para o ecologista Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia, em Manaus, o declínio é em parte devido às medidas de controlo, mas também devido a uma queda na procura de soja e um menor consumo de carne bovina. O ambientalista receia que o aumento de preços dos produtos, depois da recessão global, possa provocar novos agravamentos na destruição da floresta amazónica.
Um relatório publicado pela Chatham House afirma que a exploração madeireira ilegal diminuiu entre 50 e 75% nos Camarões, Indonésia e na Amazónia brasileira durante a última década, em resultado de esforços de conservação.
Mais informações no guardian.co.uk.

Entretanto...

Sem comentários: