domingo, 1 de agosto de 2010

Atol de Bikini, Património Mundial Cultural da Humanidade

 Atol de Bikini faz parte das Ilhas Marshall, localizadas na Micronésia, no Oceano Pacífico. Tornou-se mundialmente conhecido como cenário de testes nucleares americanos realizados entre 1946 e 1958, no início da Guerra Fria. Foi neste atol que explodiu a primeira bomba de hidrogénio (nunca utilizada em guerra), em 1952.
Actualmente o atol ainda mostra as consequências das experiências nucleares. O fundo da lagoa é um cemitério de navios de guerra completos, que fizeram parte dos testes americanos, posicionados perto dos locais de explosão, para avaliar como seriam afectados.

UNESCO Hanauer / Eric, Atol de Bikini - Fonte Unesco

A gigantesca cratera, de nome Bravo, que se observa na imagem, foi provocada pela detonação da maior bomba de hidrogénio, a bomba Bravo, no primeiro dia de Março de 1954, equivalente a 1000 vezes a força da bomba de Hiroshima.
“Os testes tiveram conseqüências importantes na geologia e meio ambiente natural do Atol de Bikini e na saúde daqueles que foram expostos à radiação. Através da sua história, o atol simboliza o alvorecer da era nuclear, apesar da sua imagem paradoxal de paz e de paraíso terrestre”.
O Atol de Bikini e outros 19 locais acabam de ser incluídos na lista do Património Mundial da Humanidade que a Unesco distinguiu por razões ambientais ou culturais. São considerados lugares únicos e de grande interesse para o Planeta e para a Civilização Humana.

Fonte: Unesco

O Comité do Património Mundial está reunido em Brasília até ao próximo dia 3 de Agosto, para decidir sobre as restantes 36 candidaturas apresentadas por 33 países, entre elas as pistas das pegadas de dinossauros da Península Ibérica.
Talvez seja interessante relembrar a relação do Atol de Bikini com o famoso e mundialmente conhecido fato-de-banho de duas peças, o bikini, assim designado pelo seu criador Louis Réard , em 1946, numa evidente referência ao controverso cenário de testes nucleares do momento.

Links relacionados:
Vida marinha floresce na cratera nuclear do Atol de Bikini
Em Bikini os cocos são mais radioactivos do que o ar
Investigadores comprovaram a existência de corais no Atol de Bikini, no Pacífico

Sem comentários: