quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A biodiversidade no Mar Mediterrâneo

O inventário mundial preliminar do Censo da Vida Marinha, publicado ontem na revista PLoS ONE, inclui a distribuição e diversidade de espécies nas várias regiões marinhas, identificando também as principais ameaças que pesam sobre os oceanos. O inventário final será apresentado no próximo mês de Outubro.
O documento aponta o Mar Mediterrâneo como uma das regiões que, apesar da sua riqueza em biodiversidade, se encontra sob maior pressão devido à degradação e a perda dos habitats, a ocupação humana costeira, a poluição e a pesca excessiva.

Golfo de Tunis-Mediterrâneo (Tunísia) - Fonte: wikimedia commons

O relatório refere que os impactos das actividades humanas são muito preocupantes neste oceano, pois a bacia mediterrânica é quase fechada e é uma região ocupada há muitos milénios. “A importãncia destes impactos muito provavelmente crescerá no futuro, especialmente aqueles associados às alterações climáticas e à degradação do habitat”.
O aumento de espécies exóticas invasoras, que se desenvolvem em detrimento das endémicas, constitui outro problema, “Com a aceleração do tráfego marítimo no século XIX, e com a abertura do canal de Suez, o Mediterrâneo acabou por se tornar num ponto de cruzamento de muitas espécies "estrangeiras" (600) oriundas do mar Vermelho”. A medusa americana ou a amêijoa asiática estão entre essas invasoras que causam preocupação.

Links relacionados:
Algumas das diferentes espécies marinhas
Vida marinha e arte
As espécies mais perigosas no Mediterrâneo

Sem comentários: