sábado, 7 de agosto de 2010

Iceberg gigante desprende-se de glaciar da Gronelândia

Um bloco de gelo, com cerca de 100 Km2, separou-se do glaciar de Petermann, na costa noroeste da Gronelândia, a cerca de mil Km a Sul do Pólo Norte.


Glaciar de Petermann, Gronelândia - Fonte: NASA/EOS

O iceberg é quatro vezes maior do que a ilha de Manhattan, em Nova York, uma verdadeira ilha de gelo, e é o maior iceberg a formar-se no Árctico desde 1962, segundo o professor Andréas Muenchow, investigador da Universidade de Delaware dos Estados Unidos. Para este cientista a água doce armazenada nesta ilha de gelo chega para manter as torneiras públicas dos Estados Unidos, durante 120 dias.
As imagens de satélite, NASA MODIS-Aqua, da área, em 05/08/2010, revelam que o glaciar de Petermann perdeu cerca de um quarto das suas 43 milhas de comprimento ( 70 km de plataforma flutuante de gelo).
Ilha de gelo/Glaciar de Petermann - Fonte NASA

 O glaciar de Petermann, é uma das duas maiores geleiras remanescentes na Gronelândia, que terminam em plataformas flutuantes, e que liga a camada de gelo da grande Gronelândia directamente com o oceano.
O novo bloco de gelo poderá unir-se novamente ao glaciar, durante o Inverno, partir-se em pedaços mais pequenos ou entrar no Estreito de Nares, entre o Canadá e a Gronelândia, e terminar no Oceano Atlântico dentro de 2 anos.
Mais informações e imagens de satélite aqui.
 
Links relacionados:
Greenpeace regista degelo no Glaciar de Petermann/ Groenlândia: galeria de fotos
Animação de colisão de icebergs gigantes, visto do espaço
Imagens deslumbrantes de glaciares vistos do Espaço
Redução de glaciar da Gronelândia numa noite, observada do Espaço

Sem comentários: