terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sondas Voyager 1 e 2

As naves espaciais Voyager 1 e Voyager 2 são uma parte essencial da Voyager Interstellar Mission, com o objectivo de estender a exploração da NASA para além do Sistema Solar. A grande missão das naves é a exploração interestelar, tendo começado por investigar os 4 grandes planetas gasosos exteriores. Na sua viagem de quase 33 anos, as naves enviaram para a Terra belas fotografias dos planetas que visitaram.
Em 28 de junho de 2010 , a Voyager 2 completou 12.000 dias de operações contínuas desde o seu lançamento, em 20 de Agosto de 1977. Já percorreu mais de 21.000 milhões km no sistema solar, no seu caminho para o espaço interestelar , encontrando-se actualmente quase a 14 bilhões de Km do Sol.

  Saturno (foto Voyager 2) - Fonte: Cortesia NASA / JPL- Caltech

A Voyager 1 completou 12000 dias de missão em 13 de Julho deste ano, depois de ter viajado mais de 22 bilhões de Km. Actualmente está a mais de 17 bilhões de Km do Sol.

Júpiter (foto Voyager 1) - Fonte: Cortesia NASA / JPL- Caltech

As naves Voyagers estão a caminho da fronteira externa do Sistema Solar em busca da heliopausa, a região onde diminui a influência do Sol e início do espaço interestelar, continuando a enviar informações científicas do espaço.
Veja algumas das bonitas imagens enviadas pelas sondas Voyager 1 e 2.

Links relacionados:
Fotos incríveis tiradas pela Voyager 1 em 33 anos
Fotos do eclipse do Sol na Ilha de Páscoa
Europeus divulgam fotos de asteroide tiradas por sonda

Sem comentários: