sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vídeo - 30 anos de descobertas de asteróides

Fantástico vídeo do Observatório Arecibo mostrando a localização de todos os asteróides conhecidos a partir de 1980, e que vão sendo adicionados à medida que são descobertos (destacados a branco para que se possa detectar os novos).
A cor final dos asteróides indica a sua proximidade ao sistema solar interior. Os que atravessam perto da Terra, potencialmente perigosos, são vermelhos, os que se afastam são amarelos e os restantes verdes.


O padrão de descoberta segue a Terra na sua órbita, e a maioria das descobertas são feitas na região oposta ao Sol. Notam-se também alguns aglomerados de descobertas na linha divisória entre a Terra e Júpiter.
Em meados dos anos 90, as taxas de detecção são elevadas e a maioria das pesquisas são imagens do céu oposto ao Sol e vê-se uma região de alta taxa de descobertas alinhadas dessa maneira.
No início de 2010, torna-se evidente um novo padrão de descoberta, com zonas de descoberta situadas numa linha perpendicular ao vector Sol-Terra . Estas novas observações são o resultado do WISE ( Infrared Survey Widefield Explorer ), que é uma missão espacial encarregada de obter imagens de todo o céu em comprimentos de onda infravermelhos. Actualmente já se observaram mais de meio milhar de asteróides.
Mais informações aqui e notas do YouTube que acompanham o vídeo.

Link relacionado:
Alguns asteróides
Cintura de asteroides
Sistema Solar

Sem comentários: