sábado, 25 de setembro de 2010

Base de dados de códigos de barras genéticos das espécies vivas da Terra.

The International Barcode of Life (iBOL) project, Projecto Internacional de Códigos de Barra Genéticos, é a maior iniciativa realizada até agora sobre a diversidade genética. Envolve centenas de cientistas e técnicos de 26 países, incluindo Portugal, numa campanha global que usa códigos de barras genéticos para criar uma biblioteca de referência para todas as formas de vida. Pretende-se criar um banco de dados digital com a identificação dos organismos vivos da Terra.
A codificação em barras do DNA permite um rápido acesso aos nomes e atributos biológicos e ecológicos de cada espécie na Terra, e também será uma ferramenta vital para a conservação e para a monitorização de espécies que têm impactos negativos sobre a saúde humana e o bem-estar económico, de acordo com as declarações de Paul Hebert, director científico do iBOL.

Lince-ibérico, Lynx pardinus (estado de conservação crítico)
A catalogação genética facilita a identificação e conservação de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção

Um consórcio internacional de geneticistas apresenta hoje, 25 de Setembro, em Toronto,uma biblioteca de códigos de barras de DNA com quase 80 mil espécies, resultantes do trabalho dos últimos cinco anos. A apresentação é feita na CN Tower's de Toronto, um dos edifícios mais altos do mundo, que estará iluminada como um gigantesco código de barras.
Até 2015, espera-se conseguir a identificação em código de barras do DNA de meio milhão de espécies vivas, que farão parte do banco de dados interactivo Barcode of Life Data System (BOLD)., localizado no Instituto da Biodiversidade de Ontario e na Universidade de Guelph, no oeste de Toronto.
Mais informações aqui e aqui (site oficial The International Barcode of Life)

Link relacionado:
Gráfico animado: Espécies ameaçadas de extinção não param de aumentar

Sem comentários: