sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Júpiter mais perto da Terra

Neste mês de Setembro, depois do anoitecer, Júpiter domina o céu nocturno do hemisfério norte. Mas este ano é diferente. Júpiter está a fazer a sua passagem mais próxima da Terra, um pouco mais perto do que em qualquer outro ano, entre 1963 e 2022.

Júpiter - Fonte: wikipédia

O gigante gasoso do Sistema Solar surge, todas as noites, a sudeste, atingindo o ponto mais perto de nós entre 20 e 23 de Setembro. Os observadores atentos poderão vê-lo levemente maior e mais brilhante. Isso acontece porque Júpiter entra em oposição nesse período, por volta do dia 23.

Júpiter em oposição, a 23 de Setembro de 2010

A oposição acontece quando o planeta está no lado oposto ao Sol, com a Terra entre os dois. Nesta situação, Júpiter ocupa um ponto da sua órbita mais perto do nosso planeta, por isso se torna mais visível.
É uma boa ocasião para fazer observação astronómica, mesmo com pequenos telescópios. Também servem binóculos e os nossos próprios olhos. Galileu conseguiu descobrir os 4 principais satélites de Júpiter com um telescópio simples, há 400 anos. Tente encontrar também Io, Europa, Ganimedes e Calisto e aproveite para observar as crateras, mares e montanhas da Lua.

Mapa celeste, Bragança-Sul (23/09/2010)

Link relacionado:

Sem comentários: