domingo, 5 de setembro de 2010

Nautilus, fóssil vivo

Um fóssil vivo é um organismo que mantém a mesma forma ao longo de milhões de anos, tem poucos ou nenhum parente vivo, e representa uma linhagem única, sobrevivente de uma longa época passada.
Muitos dos fósseis vivos que existem sobreviveram a várias extinções em massa, e permitem ter uma ideia de como era a vida na Terra há muito tempo.

Nautilus, Nautilus pompilius - Fonte: wikipédia

O Nautilus, Nautilus pompilius, que se encontra no sudoeste do Oceano Pacífico,  representa o único membro vivo da subclasse Nautiloidea, cefalópodes que mantêm uma concha externa. Eram particularmente abundantes no início da era Paleozóica, quando eles foram predadores primários e desenvolveram uma grande diversidade de morfologias.
As suas belas conchas inspiraram muitos artistas ao longo dos séculos, e estão entre os melhores exemplos naturais de uma espiral logarítmica (vídeo no final do texto).
Em Vinte Mil Léguas Submarinas, uma das obras literárias mais famosas do escritor Júlio Verne, surge o submarino Nautilus, onde vivem o capitão Nemo e a sua tripulação.

Copo nautilus, séc.16 - Fonte: wikipédia

A concha do nautilus foi um dos temas escolhidos pelo arquiteto mexicano Javier Senosiain, para construir uma casa inspirada no animal.

Casa Nautilus

A natureza e os números

Sem comentários: