sábado, 11 de setembro de 2010

Pinguins podem desaparecer ainda este século

Biólogos norte-americanos alertam para a situação da maioria das espécies de pinguins. Das 18 espécies existentes na Terra, 13 estão consideradas ameaçadas ou em perigo de extinção e já constam da Lista Vermelha da IUCN. Os mais recentes a entrarem para a lista vermelha foram os pinguins africanos.

Pinguim africano, Spheniscus demersus - Fonte: wikipédia

Recentemente realizou-se a 7ª Conferência Internacional sobre Pinguins, no New England Aquarium, em Boston, onde especialistas de 22 países discutiram o problema da extinção dos pinguins.
São apontadas várias causas para o rápido declínio de muitas das espécies, sendo as principais as que mais afectam o alimento e o habitat, como a pesca, os derrames de petróleo, as mudanças climáticas e a redução das camadas de gelo.
As alterações climáticas constituem um grande perigo para os pinguins. Alteram drásticamente os habitats, afectam a temperatura dos oceanos e reduzem a quantidade de gelo marinho. Há uma redução do espaço para viver e procriar e uma diminuição de alimento, Krill, pequenos crustáceos e peixes de águas mais frias.
De acordo com os especialistas, as más notícias não abrangem apenas os pinguins, tem a ver, também, com o maior ecossistema do planeta, o oceano onde eles vivem. Se os pinguins não estão bem, os oceanos também não estão.
Para o responsável do New England Aquarium e organizador da conferência, os pinguins "são uma espécie de sentinela, ou o canário na mina de carvão, para o oceano em geral. Eles podem mostrar-nos algumas coisas que estão acontecendo no ambiente marinho".
Mais informações aqui e aqui(em inglês).

Veja as 18 espécies de pinguins existentes

Sem comentários: