quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Últimos refúgios para salvar os tigres selvagens

Uma equipa internacional de cientistas, da qual faz parte a Sociedade para a Conservação da Vida Selvagem, WCS,  identificou os 42 locais onde se devem concentrar os esforços de conservação dos últimos 3500 tigres selvagens do planeta. Muitos destes locais já estão em áreas protegidas, mas que não dão a protecção necessária para evitar a extinção do tigre.
A maioria dos refúgios encontra-se na Índia, Malásia e Rússia. Outros situam-se nas florestas do Nepal, Bangladesh, Tailândia e Laos. A WCS já se encontra a trabalhar em mais de metade das áreas escolhidas para a conservação do tigre.

Tigre, Panthera tigris tigris - Fonte: wikimedia commons

Para a WCS, é económica e logisticamente possível manter estas reservas como locais seguros para os tigres e suas crias, dando-lhes uma nova oportunidade para recuperarem.
Calcula-se que sejam necessários cerca de 80 milhões de dólares (61,9 milhões de euros), por ano, para manter vivos estes animais e monitorizar as populações nos 42 locais. Mais de metade desta quantia já está a ser disponibilizada por autoridades estatais, doadores internacionais e organizações de conservação. O projecto pode falhar se não se conseguir os restantes 35 milhões de dólares.
Neste Ano Internacional do Tigre, é urgente investir na sua recuperação como espécie da vida selvagem. Actualmente, existem mais tigres em cativeiro do que na natureza.
O tigre é o primeiro, da lista de 10 espécies mais ameaçadas, publicada pela WWF, na sua campanha de 2010 a favor da biodiversidade.
Mais informações aqui.
Também pode ajudar nesta luta, por exemplo publicando este banner do tigre, que pode encontrar aqui.

2010 Ano Internacional do Tigre

Sem comentários: