quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma em cada cinco espécies de plantas no planeta está ameaçada de extinção

Um estudo científico realizado pelos investigadores dos Kew Gardens, do Museu de História Natural de Londres e da UICN (União Mundial de Conservação da Natureza), sobre os principais grupos de plantas, revela que um quinto das 380000 espécies de plantas do planeta está ameaçado de extinção como consequência, sobretudo, da intervenção humana. É o primeiro estudo sobre a ameaça ao mundo vegetal.

A destruição da floresta em Madagáscar está a provocar a extinção da palmeira Dypsis brevicaulis

O grupo das Gimnospérmicas, de que fazem parte os pinheiros e araucárias, é o mais ameaçado. A maioria das espécies ameaçadas encontra-se nos trópicos, onde o habitat da floresta tropical é o mais preocupante.
O estudo confirma que uma das principais ameaças das plantas é a perda de habitat, que é transformado em solos agrícolas e pastagens.
Mesmo nos continentes, como os Estados Unidos, Europa e Ásia, onde não há espécies muitas ameaçadas, o relatório alerta para a expansão das práticas agrícolas intensivas e o crescente desenvolvimento urbano.
O relatório vai ser apresentado na Cimeira da ONU, a realizar em Nagoya, Japão, em meados de Outubro, onde vai ser discutida a meta para a Biodiversidade em 2020.
"Todo o nosso esforço terá merecido a pena se os líderes mundiais tomarem medidas significativas para reduzir o actual ritmo de perda da biodiversidade”, disse Neil Brummitt, responsável pelo projecto no Museu de História Natural de Londres.
Ler notícia completa aqui.

Sem comentários: