quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Veja a propagação de um sismo, poucas horas depois de acontecer

Global ShakeMovie é o Portal da Sismicidade, a nível Global e em tempo quase real, da Universidade de Princeton. Está projectado para apresentar ao público, em tempo quase real, visualizações de terremotos recentes, baseados em simulações complexas realizadas em computador. Os "filmes" de terramotos estarão disponíveis na internet poucas horas depois, cerca de 1,5 horas (dependendo da magnitude) após a ocorrência de um sismo de magnitude 5,5 ou superior.


Este vídeo mostra um terramoto de escala 5,7, ocorrido ao largo do Peru, ontem 22 de Setembro. Os vídeos mostram as ondas do movimento do solo espalhando-se a partir do epicentro do terremoto.
Os cientistas esperam que este software, e seus desenvolvimentos posteriores, possam ajudar numa maior compreensão dos sismos e melhor conhecimento do interior da Terra.
Os filmes estarão disponíveis gratuitamente para os cientistas, público e órgãos de imprensa interessados nas imagens para a televisão e Internet. Donwload no endereço http://global.shakemovie.princeton.edu/
Mais informações aqui.

Sem comentários: