terça-feira, 26 de outubro de 2010

Amazónia, mais 1200 novas espécies na última década

Entre 1999 e 2009, foram descobertas, na Amazónia, mais de 1200 novas espécies de plantas e invertebrados, confirmando que a Amazónia é um dos ecossistemas com maior biodiversidade do planeta. É o que diz o relatório da WWF, "Amazónia Viva: uma década de descobertas 1999-2009". As novas espécies referidas no relatório incluem 637 plantas, 257 peixes, 216 anfíbios, 55 répteis, 16 pássaros e 39 mamíferos.

Drosera amazonica – 1(planta carnívora) /Andreas Fleischmann (WWF)

A WWF espera que este relatório contribua para uma maior consciencialização dos países para a necessidade de conservação e desenvolvimento sustentável deste ecossistema. "As florestas da Amazónia não só albergam a mais impressionante diversidade de vida na Terra mas também retêm entre 90 e 140 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono", desempenhando um papel essencial no combate às alterações climáticas.

 Dendropsophus juliani Holotype / Jiri Moravec (WWF) 
                                             
A Amazónia também é o lar de diversas comunidades indígenas, e os seus recursos naturais valiosos constituem uma fonte de subsistência para muitas pessoas, que vivem tanto dentro como fora da região.
Mais informações aqui e aqui

Relatório "Amazon Alive!: A Decade of Discoveries 1999-2009" (inglês)
Relatório "Amazónia Viva: uma década de descobertas 1999-2009" (português)
Fotogaleria sobre as novas espécies na Amazónia

Links relacuinados:
Negociações internacionais sobre extinção de espécies decorrem difíceis e lentas
Noruega pede mais ajuda para salvar a floresta indonésia

Sem comentários: