quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Astrónomos observaram uma ténue galáxia quando o Universo tinha 600 milhões de anos

Universo primordial - Era da reionização (simulação)
Crédito: ESO/M. Alvarez (http://www.cita.utoronto.ca/~malvarez), R. Kaehler, and T. Abel

Utilizando o Very Large Telescope do ESO, astrónomos mediram a distância da galáxia mais longínqua identificada até agora, UDFy-38135539, existindo quando o Universo tinha apenas 600 milhões de anos. É uma galáxia ténue do Universo primordial, que confirma a descoberta feita pelo Hubble em 2009.

Imagem mais profunda do Universo, em infravermelho, obtida pelo telescópio Hubble, em 2009. No lado esquerdo estão assinaladas galáxias correspondentes ao tempo de 12,9 a 13,1 bilhões de anos atrás, as galáxias mais antigas e mais distantes que se conhecem.

Quando o Universo arrefeceu depois do Big Bang, há cerca de 13.7 mil milhões de anos, os electrões e os protões combinaram-se para formar hidrogénio gasoso. Este gás escuro frio era o constituinte principal do Universo durante a chamada Idade das Trevas, quando não existiam ainda objectos luminosos. Esta fase terminou eventualmente quando as primeiras estrelas se formaram e a sua intensa radiação ultravioleta foi lentamente tornando transparente este nevoeiro de hidrogénio ao separar outra vez os átomos de hidrogénio em electrões e protões, um processo conhecido por reionização. É o período da História do Universo, designado por Era da Reionização (ver vídeo no final), a que pertence a galáxia UDFy-38135539, em que o nevoeiro ainda estava a ser dissipado pela radiação ultravioleta, mas já permitia ver objectos luminosos, embora de um modo mais ténue.
Esta época, na história do Universo primordial, durou entre 150 milhões e 800 milhões de anos depois do Big-Bang. Nesta ilustração, as regiões ionizadas são azuis e translúcidas, as frentes de ionização são vermelhas e brancas e as regiões neutras são escuras e opacas.
Estes resultados aparecem no número desta semana da revista Nature.
Mais informações sobre a descoberta em Limpando o nevoeiro cósmico
Fonte: ESO

Aproximando da galáxia mais longínqua já identificada ...

Era da Reionização (simulação)

Sem comentários: