domingo, 17 de outubro de 2010

Biodiversidade e recursos naturais estão a diminuir de forma alarmante

De acordo com os dados do Relatório Planeta Vivo 2010, apresentado pela organização WWF Global, o planeta está a perder biodiversidade, sobretudo nas regiões tropicais, e os seus recursos naturais também estão a diminuir rapidamente.
O relatório revela que, desde 1970, o planeta perdeu cerca de 30% da sua biodiversidade, mas nas espécies tropicais essa queda foi de 60%, com um valor ainda mais alto, 70%, nas espécies tropicais de água doce.

As regiões tropicais perderam mais biodiversidade - Crédito: WWF/ZSL/GFN

São apontadas como causas principais da perda da fauna e flora mundiais, a destruição dos habitats, sobre-exploração das espécies, poluição, espécies invasoras e alterações climáticas.
A procura de recursos naturais também ultrapassou em 50 % o que a Terra pode oferecer, isto é, actualmente a população humana está a usar, em média, 1,5 planetas para suportar as suas actividades.

Se nada for feito para mudar esta situação, em 2030 a humanidade vai precisar de 2 Terras para viver.
Crédito: WWF/ZSL/GFN

As emissões de carbono aumentaram 11 vezes nos últimos 50 anos, contribuindo para metade da pegada ecológica global.
São os países mais desenvolvidos, onde o consumo é maior, que apresentam uma maior pegada ecológica. Os países da OCDE, organização das economias mais ricas do mundo a que Portugal pertence, representam quase 40% da pegada global.
Portugal apresenta uma pegada ecológica de 4,5 hectares por habitante, quando a pegada mundial é de apenas 2,7 hectares. Com o nosso estilo de vida, a humanidade precisaria de 2,5 planetas Terra. Mas só existe um!
Para informações mais detalhadas pode consultar-se o Relatório Planeta Vivo 2010 (em português) e Relatório Planeta Vivo 2010 (em inglês).
A WWF disponibiliza vários gráficos interactivos que permitem conhecer e comparar os valores relativos à evolução da biodiversidade nos ecossistemas mundiais analisados e, ainda, a pegada ecológica por país.
Cada um de nós pode calcular a sua pegada ecológica (quantos planetas precisa para viver) aqui.
O exemplo apresentado diz respeito à pegada ecológica global. Permite conhecer a pegada de cada país, comparar com outros países e, ainda, saber a pegada relativa a algumas áreas como florestas, emissões de carbono, etc. analisadas no relatório.

Crédito: WWF/ZSL/GFN

Sem comentários: