segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Curiosa nebulosa planetária na constelação de Hercules

Impressionante imagem em alta resolução de uma curiosa nebulosa planetária, NGC 6210, obtida pela telescópio espacial Hubble.
A nebulosa está localizada a cerca de 6500 anos-luz, na constelação de Hercules. Foi descoberta em 1825 por Friedrich Georg Wilhelm Struve.

Nebulosa planetária NGC 6210 - Crédito: ESA/Hubble/NASA

NGC 6210 é uma estrela, um pouco menos massiva que o nosso Sol, na fase final do seu ciclo de vida. A sua forma estranha resulta do material ejectado pela estrela moribunda, que forma uma sobreposição de estruturas com diferentes graus de simetria. Na região interior da nebulosa planetária encontra-se a estrela central cercada por uma bolha fina e azulada que revela uma estrutura filamentosa delicada.
A vida de uma estrela termina quando se esgota todo o seu combustível termonuclear. Estima-se que a vida útil para uma estrela semelhante ao Sol é cerca de dez bilhões de anos. Quando a estrela está prestes a expirar, torna-se instável e ejecta as suas camadas externas, formando uma nebulosa planetária e deixando para trás uma pequena, mas muito quente, "estrela remanescente", conhecida como anã branca. Este objeto compacto, visível aqui no centro da imagem, arrefece e desaparece muito lentamente. A Teoria da evolução estelar prevê que acontecerá o mesmo ao nosso Sol, dentro de cinco bilhões de anos.

Fonte: ESA/Hubble/NASA

Link relacionado:
NASA Goes Pink

Sem comentários: