quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Espiral de nascimento de estrelas

Galáxia espiral NGC 3982 - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

Galáxia em espiral, denominada NGC 3982, notável pela sua riqueza de estrelas em nascimento. Os seus brações sinuosos estão revestidos de regiões cor-de-rosa, de formação estelar de hidrogénio incandescente, aglomerados de estrelas azuis recém-formadas e faixas de poeira obscura que fornece a matéria prima para as futuras gerações de estrelas. O núcleo brilhante é o lar de uma população de estrelas mais velhas, que crescem cada vez mais densamente em direção ao centro.
NGC 3982 está localizada a 68 milhões de anos-luz, na constelação da Ursa Maior e abrange cerca de 30.000 anos-luz, um terço do tamanho da nossa galáxia Via Láctea.
Esta imagem é composta a partir de imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble. A galáxia foi fotografada  em luz invisível e infravermelho próximo, o que dá à imagem uma gama de cores vivas. Também foi utilizado um filtro que isola a emissão de hidrogénio das brilhantesdas regiões de formação de estrelas, espalhadas nos braços em espiral.  As observações foram realizadas entre março de 2000 e agosto de 2009.

Sem comentários: