domingo, 24 de outubro de 2010

Muitos animais, não apenas cães e gatos, precisam de algum tempo de brincadeira

Todos nós gostamos de brincar. Jogar faz parte da vida e é essencial no desenvolvimento das crianças, aprendem brincando. Por vezes, o melhor companheiro das brincadeiras é um cão ou um gato, que também gostam de brincar.
Crias de leão, de elefantes ou pequenos tigres adoram uma boa brincadeira. Será que as tartarugas, os lagartos e os peixes também gostam de brincar?
Segundo Gordon Burghardt, um professor de psicologia da Universidade de Tennessee, Knoxville, muitos animais - não apenas os cães, gatos e macacos - precisam de algum tempo de brincadeira.
Burghardt é um dos primeiros pesquisadores a definir o "jogo" para as pessoas e também para espécies como peixes, répteis e invertebrados que, à priori, não se pensa que sejam capazes de brincar.
Burghardt publicou o seu trabalho no livro "The Genesis of Animal Play -- Testing the Limits." As suas descobertas são discutidas no artigo intitulado "Recess" na edição de Outubro da The Scientist, onde vem também este vídeo de Burghardt, com os seus animais brincando.


Fonte: Science Daily

Sem comentários: