segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Ano do Sistema Solar: Novos Mundos, Novas Descobertas

Durante um Ano Marciano - 23 meses terrestres - o Ano do Sistema Solar comemora as fantásticas descobertas das várias missões da NASA, durante a exploração dos planetas nossos vizinhos e na investigação do espaço fora do Siatema Solar.


Mais uma vez a NASA convida os cidadãos a compartilhar a extraordinária evolução da ciência planetária que deu a conhecer novos mundos e permitiu novas descobertas.
Em cada mês, entre Outubro de 2010 e Agosto de 2012, a NASA vai destacar diferentes aspectos do nosso Sistem Solar - a sua formação, vulcanismo, gravidade, gelo, vida extraterrestre? - propondo actividades, recursos e ideias que podem ser utilizadas por professores, clubes e organizações para sensibilizar o público.
Os materiais promocionais e educativos, as actualizações, um calendário de actividades e um espaço de partilha de experiências sobre o Ano do Sistema Solar, encontram-se no website do Sistema Solar da NASA http://solarsystem.nasa.gov/yss/.
O Ano do Sistema Solar começa já neste mês de Outubro - A Journey Begins (Início de uma Viagem) - em que somos convidados a fazer uma uma viagem cósmica através do nosso sistema solar para descobrir os seus encantos e beleza, no sentido de compreender e apreciar melhor a nossa casa, a Terra. Entre as actividades propostas é apontada a construção de um modelo simples do Sistema Solar.
Segue-se o mês de Novembro com o Nascimento do Universo .
Todo o site do projecto da NASA está, naturalmente, em inglês. Nada indica que pode ser consultado noutra língua diferente. No entanto considero o projecto interessante e muitas das actividades e recursos sugeridos podem ser usados noutros países, com as adaptações necessárias resultantes de uma língua diferente. Suponho que a NASA não se importa, digo eu!

Sem comentários: