terça-feira, 5 de outubro de 2010

Prémios Nobel 2010: Medicina e Física

Os Nobel 2010 iniciaram com a entrega do Prémio da Medicina que distinguiu Robert G. Edwards, considerado o pai da fertilização in vítreo e que permitiu o tratamento da infertilidade que afecta mais de dez por cento dos casais de todo o mundo.
O primeiro bebé que nasceu como resultado da aplicação desta técnica, bebé-proveta, foi uma menina nascida a 25 de Julho de 1978, no sul da Inglaterra. Em Portugal, o primeiro bebé-proveta nasceu a 25 de Fevereiro de 1986.
AndreGeim, Prémio Nobel da Física 2010 - Fonte: wikipédia

O  Comité Nobel, da Academia Real das Ciências sueca, entregou o prémio Nobel da Física aos cientistas Andre Geim e Konstantin Novoselov, ambos da Universidade de Manchester, no Reino Unido, pelos seus trabalhos sobre o grafeno, a partir do carbono, um elemento muito comum. Os dois investigadores conseguiram isolar uma única folha de grafite (grafeno), com a grossura apenas de um átomo de carbono, um tecido quase perfeito, constituído por átomos de carbono ligados entre si num padrão hexagonal (material bidimensional).

Grafeno - ilustração engraçada pelo Comité do Nobel

Esta descoberta poderá ter aplicações práticas na electrónica e para fazer transístores, porque é um material bom condutor e é extremamente leve e fino.
Andre Geim, já havia recebido o IgNobel em 2000, pela experiência de levitação de um sapo por meio de campo magnético. (fonte)
Mais informações aqui e Academia Real da Ciências Sueca (Nobel da Física)

Links relaciomnados:
Vaticano critica entrega do Nobel ao "pai" do primeiro bebê de proveta
Portugueses têm trabalhos científicos com Andre Geim e Konstantin Novoselov
Fundamento científico no Prémio Nobel da Física 2010

Sem comentários: