quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Documentário sobre a reprodução do lince-ibérico em cativeiro

A reprodução do lince-ibérico em cativeiro parece ser a última esperança para salvar o animal da extinção. Nos centros de recuperação de Portugal e Espanha, equipas de pessoas empenhadas esforçam-se por dar uma oportunidade de vida a este felino. A caça, a perda de habitat e de alimentos fizeram desaparecer cerca de 90% da espécie nos últimos 20 anos.

Lince-ibérico, Lynx pardinus - Fonte: wikimedia commons

O documentário, Em Portugal: A última Esperança do Lince-Ibéricoestreado no National Geographic Channel, em 3 de Outubro, constitui um excelente meio de sensibilização dos cidadãos, levando-os a ajudar na conservação do lince.
O documentário foi filmado no Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico, na Herdade das Santinhas, em Silves e também nos dois centros de reprodução em Espanha (El Acebuche e La Olivilla, ambos na Andaluzia) e, ainda, nos laboratórios clínicos da Faculdade de Veterinária da Universidade de Vetsuisse de Zurique, onde trabalha Hans Lutz, um dos maiores especialistas mundiais em felinos.
O filme, em 27 minutos, mostra o lince e o dia-a-dia das pessoas envolvidas na luta pela sua sobrevivência nos dois países ibéricos.
Vale pena conhecer o belíssimo trabalho que está a ser feito. Veja o documentário nestes dois vídeos.



Mais informações aqui e no site oficial do lince-ibérico

Sem comentários: