sábado, 16 de outubro de 2010

Tiranossauro rex era canibal

Cientistas canadianos e americanos descobriram marcas de dentadas de T rex em fósseis de ossadas de carnívoros da mesma espécie, revelando evidências de canibalismo em Tyrannosaurus.

Ossos de Tiranossauro rex com marcas de dentes feitas por Tiranossauro rex
Fonte: Plos One

De acordo com os paleontólogos, atendendo à idade dos fósseis, 65 milhões de anos, as marcas de dentes só poderiam ser de Tyrannosaurus rex, que era o único carnívoro de grande porte existente na América do Norte naquela altura.
Os tiranossaurídeos foram os grandes carnívoros dominantes na América do Norte e Ásia, durante o Cretáceo, sendo o Tyrannosaurus rex o maior e último dos seus membros. Foi um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos, com peso até 10000 kg. Tyrannosaurus era tão grande quanto o maior animal da vida terrestre, o Elefante Africano (Loxodonta africana). O seu tamanho pode comparar-se ao da baleia de barbatanas (Balaenoptera acutorostrata). Em comparação, o maior carnívoro terrestre vivo, o tigre siberiano, Panthera tigris altaica, pesa apenas 300 Kg.

Tyrannosaurus rex - Fonte: wikipédia

Tyrannosaurus é, portanto, muito diferente de qualquer animal vivo hoje, ou qualquer criatura que tenha existido nos passados 66 milhões anos. A ecologia deste animal notável tem sido objecto de muita discussão, com  particular ênfase sobre a questão de saber se o animal era um predador, um necrófago, ou ambos.
Mais informações aqui e aqui (artigo publicado na Plos One, biblioteca pública de ciência, em 15/10/2010)

Sem comentários: