segunda-feira, 29 de novembro de 2010

As asas do Pterossauro eram "o segredo" do seu tamanho

O primeiro estudo detalhado da aerodinâmica das asas dos pterossauros, antigos répteis voadores, permite concluir que eles evoluiram para voar lentamente e de um modo controlado em ventos suaves.
A pesquisa, publicada na revista Proceedings of the Royal Society, também pode explicar como eles foram capazes de se tornar nos maiores animais voadores que existiram.

Ilustração de Pterossauro do Mesozóico - Fonte: wikipédia

Só voando e pousando lentamente os pterossauros conseguiram evitar lesões (tinham os ossos finos) e crescer para tamanhos muito maiores do que as aves modernas. No entanto, o seu grande tamanho tornou-os vulneráveis aos ventos fortes.
Os pterossauros, também conhecido como pterodáctilos, viveram na época dos dinossauros, no período Mesozóico. e podem ter atingido uma envergadura de asas até 10 m.
A pesquisa foi realizada por Colin Palmer, engenheiro em Bristol, que construiu modelos das asas do pterossauros e colocou-os num túnel de vento, verificando que foram arrastadas. A borda dianteira da asa do pterossauro é osso e, segundo Palmer, este facto torna as suas asas menos eficientes do que as asas das aves actuais que usam penas para criar uma ponta suave, sendo mais aerodinâmicas.

Esqueleto de pterossauro - Fonte: wikipédia

Os resultados do túnel de vento mostram que as asas dos pterossauros foram capazes de proporcionar-lhes uma "aterragem suave" necessária para os seus corpos grandes e frágeis.
Fonte: BBC News

Sem comentários: