terça-feira, 30 de novembro de 2010

Colapso das florestas tropicais ajudou na evolução dos répteis

Um estudo realizado por uma equipa britânica sugere que a fragmentação da floresta tropical do Carbonífero, há 300 milhões de anos, ajudou a preparar o caminho para o domínio dos dinossauros.
Nessa altura, a América do Norte e a Europa, no supercontinente Euroamerica, estavam no zona do equador e cobertas por uma floresta tropical húmida, a chamada "floresta do carvão" pela acumulação de uma grande quantidade de turfa que, mais tarde, se transformou em carvão que é explorado em minas actualmente.
Floresta tropical Carbonífera - Fonte: wikipédia

Perto do final do Carbonífero, o clima da Terra tornou-se mais quente e seco, o que provocou a fragmentação das florestas de que resultou uma explosão evolutiva entre os répteis. Estes ficaram isolados nas "ilhas" de floresta e cada comunidade evoluiu numa determinada direcção, levando a uma maior diversidade. O mesmo acontece hoje quando um grupo de animais fica isolado em relação à população-mãe, tal como observou Charles Darwin nas Ilhas Galápagos.

Dimetrodon, réptil predador de topo do período Permiano - Fonte: wikipédia

Comparando registos fósseis, antes e depois do colapso das florestas, os cientistas verificaram que passou a haver uma maior diversidade de répteis e até mudaram de dieta tentando adaptar-se à rápida mudança climática e ambiental. Para o relativo sucesso dos répteis contribuiram algumas adaptações que os libertaram do habitat aquático, como a casca dura dos ovos que os protegiam melhor na terra seca e as escamas que ajudam a reter a humidade. Estas adaptações dos répteis deu-lhes uma vantagem ecológica em terras áridas relativamente aos anfíbios que permaneceram ligados à água.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, publicado no jornal Geology ,"os resultados obtidos demonstram, pela primeira vez, que a fragmentação das "florestas do carvão" influenciou profundamente a ecologia e a evolução da fauna terrestre na Euroamerica tropical, e ilustram a forte ligação que existia entre a vegetação, o clima e as cadeias tróficas"
Fonte: BBC News Ciência e Ambiente

Sem comentários: