quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Júpiter a infravermelho

Imagem de Júpiter composta a partir de três imagens de infravermelho nas cores vermelho, verde e azul, tiradas em 16 de Novembro de 2010 pelo telescópio de Infravermelho da NASA Facility, em Mauna Kea, Hawaii.

Júpiter em infravermelho - Crédito: NASA/JPL-Caltech/IRTF/UC Berkeley

A azul os cientistas vêem a luz solar reflectida pelo manto principal de nuvens de Júpiter - as mesmas nuvens que vêem na luz visível. A verde os cientistas vêem a luz solar reflectida por partículas de maior altitude bem acima do manto principal. A vermelho os cientistas vêem a emissão térmica resultante dos topos das nuvens de Júpiter, com as emissões  mais quentes provenientes da atmosfera mais profunda, significando regiões com o mínimo de cobertura de nuvens.
A região mesmo à esquerda do centro e que surge ampliada na imagem, mostra a área do Cinturão Equatorial Sul com um ponto muito brilhante ou uma abertura. Notam-se perfeitamente partículas verdes, partículas de alta altitude no canto superior direito e canto inferior esquerdo. Entre elas está uma região de atmosfera limpa, a vermelho na imagem.
Com estas observações os cientistas acreditam que o Cinturão Equatorial Sul de Júpiter, desaparecido na passada primavera, começa a tornar-se visível.
Fonte: NASA

Sem comentários: