domingo, 14 de novembro de 2010

Projecto "Uma estufa no espaço" - Plantas a bordo da ISS

Os astronautas do futuro terão que ser capazes de cultivar alimentos frescos a bordo das naves espaciais, durante as missões de longa duração.
As hortas também são fonte de oxigénio, e dão alguma vida ao desolado espaço. Cuidar das plantas faz lembrar a Terra e ajuda a passar o tempo nas longas viagens interplanetárias.
Entretanto, os cientistas experimentam como produzir estos alimentos a bordo da Estação Espacial Internacional.

O astronauta da Agência Espacial Europeia, Paolo Nespoli, durante a sua missão MagISStra na ISS, vai iniciar um novo projecto para cultivar plantas "Uma estufa no espaço", de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA) (Crédito:NASA)

O astronauta Paolo Nespoli, a bordo da ISS, e estudantes na Terra, vão cultivar ao mesmo tempo uma mesma espécie de planta com flor, da família das couves, Arabidopsis thaliana, numa estufa especialmente concebida para o espaço. O objectivo é avaliar os efeitos do ambiente em ausência da gravidade no ciclo de vida de uma planta.

Arabidopsis thaliana - Fonte: wikipédia

Durante as 10 semanas que durará o projecto, alunos e astronauta vão poder comparar a evolução das suas plantas, através das imagens e vídeos publicados por Paolo Nespoli, a partir do espaço, no site da missão MagISStra. Para além disso, os estudantes poderão trocar informções com outros de países europeus, numa verdadeira rede científica.

Para participar é necessário encomendar a estufa para a planta, através do preenchimento do seguinte formulário.
A partir de Janeiro de 2011, podem descarregar-se as instruções da  página web educacional de Vôos Tripulados da ESA , em 13 idiomas.
A experiência começará em meados de Fevereiro de 2011, com um evento em que participarão mais de 750 estudantes repartidos por 4 centros Europeus: O Centro Europeu de Astronautas em Colonia, Alemanha; ESRIN em Frascati, Italia; A Cidade do Espaço em Toulouse, França e Centro Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica em Lisboa, Portugal.
Fonte: ESA Portugal
Download Poster "Estufa no Espaço" (português)

Sem comentários: