sábado, 6 de novembro de 2010

Tartaruga-da-amazónia

A tartaruga-da-amazónia (Podocnemis expansa) é uma tartaruga fluvial, da família Podocnemididae, encontrada no rio Amazonas e nos seus afluentes.

tartaruga-da-amazónia (Podocnemis expansa) - Fonte: wikipédia

É uma espécie de grande porte, encontrada no rio Amazonas e seus afluentes.A sua carne e os ovos são bastante apreciados na região.
As tartarugas do género Podocnemis encontram-se, actualmente, no Anexo II da Convenção CITES, assinada por mais de 100 países em todo o mundo, pelo que o seu comércio e utilização obedece a regras muito restritas.
O Tabuleiro do Embaubal, actualmente o maior local de desova de tartarugas das Américas está ameaçado pela intervenção humana, agravada pela ocorrência de cheias e secas cada vez mais intensas na Amazónia.
O vídeo “Tabuleiro do Embaubal e os quelónios da Amazónia”, da organização ambiental WWF-Brasil, narra o nascimento de milhares de tartarugas-da-Amazónia e o trabalho de pesquisadores, estudantes e ribeirinhos, para garantir a reprodução dessa espécie na praia do Juncal, no rio Xingu, Pará. Pretende-se sensibilizar a sociedade para a necessidade de conservar as áreas de reprodução destas tartarugas e outras 17 espécies de quelónios da região.

Mais informações aqui.

Sem comentários: