quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Um presente para os tigres

No Fórum Internacional para a Conservação do Tigre, que termina hoje em São Petersburgo, os 13 países que ainda têm tigres nas suas florestas, assinaram a histórica declaração onde se comprometem a duplicar a população mundial de tigres até 2022.

Variante branca do tigre-de-bengala, Panthera tigris tigris - Fonte: wikipédia

Na declaração oficial  os países também expressam a sua intenção de continuar a reunir-se regularmente ao mais alto nível e criar um fundo para a protecção do tigre, para além de declarar 29 de Julho como o Dia Global do Tigre.
De acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, WWF, a cimeira foi um avanço muito bom na luta contra a extinção do felino, mas falta ainda o compromisso dos governos no financiamento do programa aprovado.
Por iniciativa do Banco Mundial (BM), foi aprovado um financiamento de 330 milhões de dólares, mas alguns países como o Laos e o Butão necessitam ajuda económica externa para garantir o sobrevivência da espécie no seu território.
Enquanto decorria a reunião histórica dos líderes, Leonardo DiCaprio doou um milhão de dólares para a WWF como ajuda à conservação imediata do tigre.
A doação de DiCaprio ajudará a apoiar os esforços contra a caça ilegal e para proteger as florestas dos tigres onde as necessidades são mais urgentes.


No início do ano o famoso actor juntou-se à WWF no seu esforço para angariar 20 milhões de dólares para a conservação do tigre através da campanha "Save Tigers Now ". A verba angariada vai financiar também a luta contra a caça ilegal e a protecção dos 12 habitats, em toda a Ásia, que a organização WWF acredita representarem os melhores locais para manter viável as populações dos tigres. O dinheiro também vai financiar actividades de promoção e divulgação para construir o apoio para a conservação do tigre.
Mais informações aqui e aqui

Sem comentários: