sábado, 13 de novembro de 2010

Vacina contra a malária desenvolvida por portugueses

Uma equipa de cientistas do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, vai desenvolver uma vacina contra a malária usando um parasita que infeta apenas roedores, Plasmodium berghei , e não causa qualquer doença em seres humanos.

Fêmea de Anopheles alimentando-se de sangue humano. A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles - Fonte: wikipédia

Este parasita pode ser modificado geneticamente de forma a ativar o sistema imunitário humano e a ensiná-lo a combater o parasita da malária que infeta seres humanos, quando o encontrar.
No projeto, contemplado com um financiamento de 100 mil dólares (€72 mil) da Fundação Melinda & Bill Gates , os riscos de segurança são praticamente inexistentes, porque o parasita que provoca a malária em roedores não consegue fazer em seres humanos.
A malária atinge por ano mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo e mata dois milhões, sendo metade crianças com menos de cinco anos de idade. Cerca de 90% destas mortes ocorrem na África subsariana. Ler artigo completo em Expresso.

Links relacionados:
Descubra com actua a malária (informação gráfica - pdf)
Planta de São Tomé é remédio contra a malária

Sem comentários: