domingo, 12 de dezembro de 2010

Árvore de Natal no espaço

Aglomerado Árvore de Natal com as suas estrelas cintilantes
Crédito: ESO

Imagem da região do espaço conhecida como NGC 2264 e do gás que a envolve, uma área do céu que inclui a Nebulosa do Cone, em baixo, e por cima o aglomerado de estrelas da Árvore de Natal (vista ao contrário). O aglomerado é muito brilhante e as estrelas assemelham-se às luzes cintilantes de uma árvore de Natal. A estrela brilhante mesmo acima do cone é a estrela do topo da árvore. É um sistema múltiplo de estrelas massivas que só surgiu a partir da poeira e do gás há poucos milhões de anos atrás.
NGC 2264 foi descoberto por William Herschel no séc.18 e fica a cerca de 2.600 anos-luz da Terra, na constelação Monoceros, não muito longe de Orion, o Caçador. A imagem mostra uma região do espaço com cerca de 30 anos-luz de diâmetro e foi obtida, utilizando quatro filtros diferentes, com o Wide Field Imager do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

Fantástica Árvore de Natal com um anjo no topo

Grande parte da imagem aparece vermelha porque as grandes nuvens de gás brilham sob a intensa luz ultra-violeta emanada das estrelas jovens e quentes de cor azul, pois são mais quentes, mais jovens e mais massivas que o Sol.
Fonte: ESO

Sem comentários: