quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Botânicos elaboraram uma lista de plantas conhecidas do planeta

Os Jardins Botânicos de Kew e do Missouri, instituições de referência mundial em biologia vegetal, anunciaram a conclusão de "A Lista de Plantas", uma base de dados que inclui 1,25 milhões de nomes científicos de plantas conhecidas.
É uma lista das mais completas de sempre de espécies vegetais conhecidas da Terra, fundamental para entender e documentar a diversidade vegetal e indispensável para planear, implementar e monitorizar os programas de conservação das plantas de todo o mundo. A Lista de Plantas tem igualmente links de publicações científicas relacionadas com as espécies em questão, para ajudar o trabalho de pesquisadores, tanto em Botânica quanto em Farmácia.


A realização de "A Lista de Plantas" concretiza um dos objectivos da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), que pediu uma lista de trabalho de espécies de plantas conhecidas, como um passo rumo a uma lista completa da flora mundial. A lista das plantas pode ser visitada em http://www.theplantlist.org/.
Na 10 ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, realizada em Nagoya, no Japão em Outubro de 2010, foi decidido criar até 2020 um banco de dados online de toda a flora conhecida no planeta.
"Ter uma lista precisa e abrangente da flora do mundo será um requisito fundamental para apoiar os futuros esforços de conservação das plantas," disse o Dr. Peter Wyse Jackson, presidente do Jardim Botânico do Missouri.
Fonte: Público.pt

Sem comentários: