segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Genocídio dos índios GUARANI KAIOWÁ no Brasil

Os vídeos apresentam o testemunho impressionante da jornalista e fotógrafa Rosa Gauditano, que é também uma denúncia sobre as condições miseráveis em que vivem os índios Guaranis Kaiowá do Mato Grosso do Sul.


No Brasil existem 233 etnias indígenas que falam 180 línguas diferentes e os índios Guaranis kaiowás estão em pior situação, hoje eles vivem acampados na beira das estradas ameaçados pelos fazendeiros. "A maior parte dos Guaranis Kaiowás estão numa situação de extermínio. Já foi constatado que esta etnia está em fase de exinção",comenta a fotógrafa Rosa Gauditano, num dos vídeos.
Os guaranis são um exemplo de como a destruição da natureza está a provocar o genocídio de um povo indígena. Roubaram-lhes as terras, muitos são assassinados e agora vivem em barracas de plástico, há mais de 30 anos. Entretanto as suas terras de Mato Grosso estão cobertas de soja e gado que enriquecem os fazendeiros.

A propósito da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de Dezembro, a ONG Survival Internacional denuncia também a tragédia que afecta este povo indígena, através de dois documentários filmados: 'Hay que ser valiente' , sobre a determinação dos guaranis na recuperação das suas terras e 'Los pistoleros' onde expressam a sua ira e o seu medo ante os assassinos pagos por aqueles que roubaram as suas terras.

"As fazendas que estão trazendo a riqueza para o Mato Grosso estão trazendo a pobreza, porque na hora que você tira a mata como essa, acaba com uma terra que era onde vivia um povo, e hoje esse povo está literalmente jogado na beira das estradas"


 "O que mais me chamou atenção, quando estava fotografando foi o olhar das pessoas, um olhar profundo e triste", diz Rosa Gauditano


Mais informações em El Mundo.es  / Survival

Sem comentários: