terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Homem de Neandertal cozinhava e comia vegetais

Segundo um estudo do Museu Nacional de História Natural Smithsonian em Fairfax, Estados Unidos, a dieta do homem de Neandertal, que desapareceu há cerca de 30 mil anos, não continha apenas carne, mas incluia também vegetais.
Os pesquisadores encontraram grãos e restos vegetais cozinhados nos seus dentes fossilizados localizados no norte da Europa e no Iraque. O estudo foi o primeiro a confirmar que a dieta dos Neandertal não era só carnívora, mas era mais variada do que se pensava anteriormente. Acreditou-se até agora que era um caçador que se alimentava de carnes e, inclusivamente, se relacionou essa preferência com a extinção de alguns animais como os mamutes.

Os Neandertal controlavam o fogo de forma semelhante aos primeiros humanos - Fonte: wikipédia

A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Os autores da pesquisa descobriram grãos de amido de numerosas plantas, legumes, raízes e tubérculos. Muitos mostravam evidências de terem sido cozinhados, o que sugere que os Neandertal controlavam o fogo de forma semelhante ao homem moderno.
Alguns artefactos de pedra encontrados não indicam que utilizassem ferramentas para moer as partes das plantas, pode pensar-se que provavelmente não praticavam a agricultura.
Fontes: El Mundo.es / BBC / Público.pt

Sem comentários: