terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hubble fotografa ornamento de Natal Espacial

Bolha de gás, fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble, e que é o remanescente visível de uma poderosa explosão estelar na Grande Nuvem de Magalhães (LMC), uma pequena galáxia a cerca de 160.000 anos-luz da Terra. A bolha resulta do gás que sofre o impacto da onda de choque em expansão de uma supernova.

Bolha de gás, remanescente de supernova, observada pelo Hubble

A bolha de gás, designada por 0509-67,5 SNR (SNR ou 0509, para abreviar), é semelhante a um ornamento de Natal, tem 23 anos-luz de diâmetro e está a expandir-se a mais de 5 mil Km por segundo.
Segundo os astrónomos, esta explosão foi particularmente enérgica e de uma variedade de supernova brilhante, conhecida como Type Ia, uma supernova resultante de uma estrela anã branca num sistema binário, que rouba o seu parceiro de material, tomando muito mais massa do que é capaz de lidar e, eventualmente, explode.

0509-67,5 SNR (composição), observada pelo Hubble e Observatório de raios X Chandra

0509-67,5 SNR tem uma idade aproximada de 400 anos terrestres e a supernova de que resultou pode ter sido visível no hemisfério sul, por volta do ano de 1600, não havendo qualquer registo da época sobre o objecto.
Fonte: HubbleNewsCenter

Sem comentários: