quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Nave Espacial Cassini descobre vulcões de gelo em Titã, lua de saturno

A nave espacial Cassini da NASA encontrou possíveis vulcões de gelo em Titã, lua de Saturno, que são semelhantes na forma aos vulcões da Terra que lançam lava.
Os dados enviados pela sonda sobre a topografia e a composição da superfície da lua da Saturno permitiram que os cientistas fizéssem um mapa completo em 3D e descobrissem que podia haver crateras que expulsam gelo no nosso Sistema Solar.

Evidência de um vulcão de gelo em Sotra Facula, em Titã

A imagem representa, em 3D, uma área de Titã, conhecida por Sotra Facula. Os cientistas acreditam que esta zona é a melhor evidência para um vulcão de gelo ou criovulcão. Mostra dois picos de mais de 1000 metros de altura e várias crateras de profundidades da ordem dos 1500 metros (ver animação 3D).
Os cientistas não notaram sinais de actividade actual do vulcão de Sotra, mas tencionam monitorar a área.
Segundo Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no Jet Propulsion Laboratory da NASA, "os criovulcões podem ajudar a explicar as forças geológicas que formam alguns destes lugares do nosso Sistema Solar".
Os resultados recolhidos pela sonda foram apresentados na reunião anual da American Geophysical Union que se celebra em S. Francisco, de 13 a 17 de Dezembro.
Fonte: NASA/Cassini

Sem comentários: