sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ano Internacional da Química 2011


O Ano Internacional da Química 2011, sob o tema-unificador "Química- a nossa vida, nosso futuro" pretende mostrar as conquistas no mundo da Química e as suas contribuições para o bem-estar da humanidade. Faz parte dos seus objectivos, aproximar a Química do público em geral para que a possa conhecer melhor e perceber a sua importância na satisfação das necessidades do dia-a-dia, assim como incentivar o interesse dos jovens por esta ciência e seu desenvolcimento.
Em 2011 também se celebra o centenário da atribuição do prémio Nobel a Marie Curie, uma oportunidade para destacar o papel das mulheres na Ciência.
O Ano Internacional da Química 2011 quer realçar o contributo essencial da Química para a sustentabilidade e melhoria dos nossos estilos de vida, com particular atenção para a pesquisa química que é fundamental para resolver os problema globais mais críticos, envolvendo alimentos, água, saúde, energia, transportes e outros.
A Cerimónia Oficial de Lançamento do Ano Internacional da Química 2011, decorrerá durante dois dias, 27 e 28 de Janeiro, e terá lugar na sede da UNESCO, em Paris, França e contará com cientistas e personalidades de todo o mundo.
Em Portugal, o Ano Internacional da Química 2011(AIQ) arrancou na Universidade do Minho e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Actividades programadas, ideias sobre possíveis actividades e informações como participar no site oficial português do AIQ2011 e ainda no site oficial internacional IYC2011.

Sem comentários: