sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Famoso par de galáxias, M 81 e M 82

Imagem das galáxias Messier 81 e Messier 82, obtida pelo Wide Field Infrared Survey Explorer (WISE), da NASA. As duas galáxias interagem gravitacionalmente há centenas de milhões de anos. Um dia poderão fundir-se uma na outra. Ambas mostram explosão na formação de estrelas prococada por um encontro relativamente recente. Situam-se na direcção da constelação da Ursa Maior.

M 81 e M 82. Na imagem, azul e verde representam principalmente luz das estrelas; verde e vermelho sobretudo emissão apartir da poeira quente (imagem WISE)

Messier 81 (parte inferior da imagem) é uma galáxia espiral com braços bem pronunciados. Nos braços notam-se áreas de compressão de gás e poeira interestelar, lado a lado com áreas de grande formação de estrelas. Isto deve-se à interação gravitacional próxima com sua galáxia parceira, Messier 82, tornando os braços mais proeminentes do que acontece normalmente em galáxias espirais isoladas.
Messier 82 (topo da imagem) também é uma galáxia espiral, aqui vista de lado. Em luz visível parece ter um formato de barra longa e fina, daí o seu nome comum, Galáxia do Charuto.

M 82, Galáxia do Charuto, vista pelo telescópio Hubble
Crédito: wikipédia

Em M 82 também se formam estrelas muito rapidamente. devido ao seu encontro próximo com M 81, cuja influência gravitacional causou a compressão rápida do gás perto do centro da galáxia M 82. Esta compressão provocou uma explosão na formação estelar, concentrada perto do núcleo.

M 82, Galáxia do Charuto - imagem composta: Spitzer fotografou em infravermelho, o que mostra a emissão de poeira, e Chandra fotografou em raios-X. A emissão de raios-X é mostrada na parte azul.
Crédito: wikipédia

A intensa radiação de todas as estrelas massivas recém-formadas criou um "supervento" galáctico que sopra quantidades enormes de gás e poeira num plano perpendicular à galáxia. Este material ejectado (áreas laranja e amarelo na imagem do WISE) é constituido principalmente por hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são produtos de combustão comuns na Terra (o fumo do charuto!)
No canto inferior esquerdo da imagem do observatório WISE, aparece uma terceira galáxia espiral menor, NGC 3077, que pertence ao mesmo grupo de galáxias gravitacionalmente ligadas, como M 81 e M 82. Também aqui se verifica uma explosão no nascimento de novas estrelas, provocada talvez pela sua interacção com Messier 81.
Fonte: NASA

Sem comentários: