quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Redefinição do quilograma

Os cientistas estão a trabalhar em todo o mundo para redefinir o quilograma, a última unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) ainda definida por um artefacto material, a massa de um cilindro composto por 90% de platina e 10% de irídio, fabricado em Londres em 1879 e conservado sob uma redoma de vidro no Escritório de Pesos e Medidas de Sèvres (BIPM), nas proximidades de Paris. A alteração não será breve, mas o tema está a ser discutido esta semana na Royal Society, a Academia Nacional da Ciência do Reino Unido.

Protótipo internacional do Quilograma, composto por 90% de platina e 10% de irídio, guardado no BIPM, em Sévres, França - Fonte: wikipédia

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é o sistema de unidades de medida mais usado do mundo, para o comércio e ciência. Apresenta sete unidades base (metro, quilograma, segundo, ampère, kelvin, mol candela), a partir das quais todas as outras unidades são derivadas.
O objectivo final é que todas as unidades base devem ser estáveis ao longo do tempo e universalmente acessíveis, o que não acontece com o quilograma, que é a única unidade de base ainda definida por um objeto fabricado, um protótipo internacional mantido no BIPM, em França desde 1889. Medições efectuadas nos últimos cem anos indicam que a massa do protótipo internacional pode ter mudado em cerca de 50 mg, a massa um pequeno grão de areia 0,4 milímetros de diâmetro.
Os cientistas estão realizando experiências para que a definição do quilograma possa ser baseada, em breve, no valor numérico fixo de uma constante fundamental. Foi seleccionada a constante de Plank, a constante fundamental da física quântica. Tal como em redefinições anteriores no SI, será mantida a continuidade e o tamanho da nova unidade será o mesmo que no presente, um quilo!
Fonte: CiênciaHoje / End of the kilogram as we know it

Sem comentários: