terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ATV 2 Johannes Kepler, da Agência Espacial Europeia

A Estação Espacial Internacional (ISS), depende da entrega regular dos equipamentos de ensaio e peças de reposição, bem como alimentos, ar e água para a sua tripulação permanente.
O Automated Transfer Vehicle (ATV) (Veículo de Transferência Automatizado) é uma nave de reabastecimento da Agência Espacial Europeia, um veículo espacial multi-funcional, que combina as capacidades automáticas de um veículo não tripulado, com requisitos de segurança de uma nave espacial humana. Depois de acoplado ISS, o ATV transforma-se num módulo da própria estação espacial, onde os astronautas vestidos com roupas normais podem entrar no ambiente pressurizado da sua parte da frente para carregar e descarregar mercadorias.

ATV 2 Johannes Kepler é transferido para o espaço europeu de lançamento, em Kouru - Crédito: ESA / CNES / Arianespace - Foto Optique Vidéo du CSG, L. Mira, 2010

A primeira missão ATV foi em 2008, com a viagem do ATV 1, denominado Jules Verne.
No próximo dia 15 de Fevereiro, o ATV 2 Johannes Kepler será lançado da base de Kouru, na Guiana francesa, e vai juntar-se, em 23 de Fevereiro, às naves de carga HTV 2 Kountori (japonesa) e Progress 41 (russa). Mais tarde, também o vaivém espacial Discovery vai ligar-se à ISS que, pela primeira vez terá 4 veículos espaciais acoplados simultaneamente. Será o maior veículo de logística da ISS.
ATV 2 recebeu o seu nome, em 2009, em homenagem ao matemático e astrónomo alemão Johannes Kepler, conhecido por descobrir as leis do movimento planetário. Foi o Ano Internacional da Astronomia, e os 400 anos da publicação de uma das mais influentes obras de Kepler, Astronomia Nova. O seu trabalho contribuiu grandemente para o progresso científico e técnico da Europa, permitindo a exploração do espaço actual. 
Antes de sua desintegração na atmosfera, o Johannes Kepler vai realizar uma última tarefa . Um pequeno aparelho, o Reentry Breakup Recorder (REBR), irá compartilhar a viagem do ATV. Este aparelho vai enviar dados sobre a cisão, na reentrada da atmosfera, para ajudar os engenheiros a perceber melhor essa destruição e fazer reentrar lixo espacial menos perigoso. Também pode ser um protótipo de um sistema de caixa preta para futuros sistemas de transporte espacial.
Vídeo (simulação) da missão ATV 2 Johannes Kepler.


Vídeo sobre a carga do ATV 2 Johannes Kepler.


Fonte: ESA

Sem comentários: