quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Diferentes visões da Nebulosa da América do Norte

Nebulosa da America do Norte em luz visível e infravermelho - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Esta nova imagem da nebulosa da América do Norte combina observações em luz visível e infravermelha, obtida pela Digitized Sky Survey e Telescópio Espacial Spitzer, respectivamente.
A nebulosa deve o nome à sua semelhança com o continente da América do Norte em luz visível, representada nesta imagem em tons de azul. A luz infravermelha, vista aqui em vermelho e verde, pode penetrar profundamente no pó, revelando multidões de estrelas escondidas e nuvens de poeira. Só as nuvens de poeira mais densas continuam obscuras, como as faixas escuras vistas na área do "Golfo do México".
Encontram-se aglomerados de estrelas jovens (cerca de um milhão de anos) em toda a imagem. Estrelas um pouco mais velhas, mas ainda muito jovens (três a cinco milhões de anos) também estão espalhadas por todo o complexo, com concentrações próximas da "cabeça" região da nebulosa Pelicano, que está localizada à direita da nebulosa da América do Norte (canto superior direito,  parte azulada da imagem).

Nebulosa da América do Norte em diferentes comprimentos de onda - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A imagem revela as diferentes visões da nebulosa da América do Norte, dependendo do modo como é observada, observações no visível e infravermelho do Digitized Sky Survey e do Telescópio Espacial Spitzer da NASA, respectivamente.
A imagem de luz visível (superior, esquerda) mostra uma semelhança notável com o continente norte-americano. A imagem destaca o litoral leste e o "Golfo do México". A região vermelha à direita é conhecida como a "nebulosa Pelicano", pela sua semelhança, em luz visível, com um pelicano.

Estrelas em todas as fases do desenvolvimento, desde empoeiradas 'criancinhas' até 'jovens adultas', surgem na nova imagem do Telescópio Espacial Spitzer da NASA.


Fonte: NASA

Sem comentários: