segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Crateras de Marte vistas pela sonda Mars Express

A sonda Mars Express, da ESA, observou as crateras 'pedestal' de Arabia Terra, no leste de Marte.
Toda a área é caracterizada por colinas de encostas íngremes, vales e antigas crateras de impacto com fluxos de lava antigos e modificadas pela erosão ao longo de milhões de anos.

Com uma resolução no solo de cerca de 18 m por pixel, os dados foram recolhidos nas proximidades de 27 ° N/56 ° E, durante a órbita 7457da Mars Express, em 26 de outubro de 2009.

A imagem representa uma região de 159 km por 87 km, um terço do tamanho da Dinamarca. A área fica a leste da Arabia Terra, parte dos planaltos de Marte, que se estendem de leste a oeste, ao longo de 4500 km, no hemisfério norte do planeta vermelho.

Imagem da mesma região, criada usando um Modelo Digital do Terreno (MDT), obtido a partir da High Resolution Stereo Camera, da sonda Mars Express da ESA (roxo indica as regiões mais baixas e bege as mais altas, a escala é em metros) - Crédito: ESA DLR / FU Berlin / (G. Neukum)

As crateras resultam de impactos de asteróides, cometas e meteoritos. Numa cratera pedestal, o terreno circundante está coberto por rocha pulverizada, atirada para fora da cratera. Este material cria uma plataforma ou pedestal à volta da cratera, muitas vezes, com penhascos íngremes, e normalmente é rico em matérias voláteis, como água e gelo

Arabia Terra em perspectiva. Zona leste de Arabia Terra, parte dos planaltos de Marte. O depósito irregular, em primeiro plano, mostra ser mais resistente à erosão do que em seu redor

Fonte: ESA

Sem comentários: