quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Encontrado dinossáurio capaz de dar pontapés poderosos

Um novo saurópode, chamado Brontomerus mcintoshi, foi descoberto em Utah, EUA. A nova espécie é descrita num artigo recentemente publicado na revista 'Acta Palaeontologica Polonica', por uma equipa internacional de cientistas do Reino Unido e dos EUA.

O novo saurópode Brontomerus mcintoshi tinha patas poderosas (ilustração) - Crédito: Francisco Gascó

O novo dinossáurio, membro do grupo dos saurópodes de pescoço longo, que inclui o Diplodocus e o Brachiosaurus, tinha poderosos músculos nas coxas que pode ter usado para afastar os predadores, ou para ajudar a caminhar sobre o terreno montanhoso áspero. O seu nome tem a ver com essa característica física, pois em grego 'Brontomerus' significa algo como 'coxas trovão'. A segunda parte do nome é uma homenagem ao paleontólogo John 'Jack' McIntosh, de la Universidad de Wesleyan, especialista em saurópodes.
O Brontomerus viveu há cerca de 110 milhões de anos, durante o Período Cretáceo, e, provavelmente, teve que lutar com ferozes "raptores", como o Deinonychus e Utahraptor.

Reconstrução do Brontomerus mcintoshi (a parte do esqueleto encontrada está representada a branco)
Crédito: Mike Taylor

Os ossos fossilizados dos esqueletos incompletos de dois espécimes de Brontomerus mcintoshi - um adulto e um juvenil - foram resgatados de uma pedreira já danificada e saqueada, em Utah leste, por pesquisadores do Museu Sam Noble. Alguns paleontólogos consideram que se trata de uma progenitora e a sua cria, embora não se possa provar. O adulto aparentava ter pesado cerca de 6 toneladas, aproximadamente o tamanho de um elefante grande, e medir 14 metros de comprimento. A cria, com um terço do tamanho, teria pesado cerca de 200 kg, o tamanho de um pônei, e com cerca de 4,5 m de comprimento.
Brontomerus é o último de vários dinossáurios encontrados nos passados 20 anos, o que contraria a ideia anterior de que os saurópodes desapareceram no início do Cretáceo. O osso invulgar do quadril do Brontomerus sugere não só que eram saurópodes ainda vivos e poderosos, mas que eles eram um grupo biologicamente diverso de animais.


Os saurópodes eram os dinossauros mais abundantes durante o período Jurássico e mais raros durante o Cretáceo Inferior. Há muito tempo que se pensa que os saurópodes foram bem sucedidos no Jurássico e foram substituídos por dinossáurios 'bico de pato' e dinossáurios com chifres no Cretáceo. No entanto, nos últimos 20 anos têm sido encontrados mais saurópodes do Período Cretáceo, o que pode significar que neste período eles foram tão diversos como no Jurássico, mas menos abundantes e com menor probabilidade de serem encontrados.
Fonte: New 'thunder-thighs' dinosaur discovered / Guardian

Sem comentários: