quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Formação planetária?

Uma equipa internacional de astrónomos utilizou o Very Large Telescope do ESO para estudar um disco de matéria de curta duração em torno de uma estrela jovem que se encontra nas fases iniciais da formação de um sistema planetário, a estrela T Cha.

Ilustração artística do disco ao redor da jovem estrela T Cha. O objeto companheiro, visto em primeiro plano, pode ser uma anã castanha ou um grande planeta. Crédito: ESO/L. Calçada

Numa primeira fase, os astrónomos observaram T Cha e descobriram que uma parte do material do disco formou um anel de poeira fino a apenas 20 milhões de quilómetros da estrela. Para lá deste disco interior encontraram uma região desprovida de poeiras que se estende até cerca de 1.1 mil milhões de quilómetros da estrela, distância a partir da qual começa o disco de poeira exterior.
No interior desse espaço limpo foi detectado, pela primeira vez, um objecto companheiro mais pequeno que pode ser o causador desse grande espaço vazio encontrado no disco protoplanetário. São necessárias observações futuras para determinar se este companheiro é um planeta ou uma anã castanha.
Os planetas formam-se a partir de discos de matéria em torno de estrelas jovens, mas a transição do disco de poeira para o sistema planetário é rápida, o que faz com que poucos objetos sejam observados durante essa fase. Um destes objetos é T Chamaeleontis (T Cha), uma estrela de baixa luminosidade situada na pequena constelação austral do Camaleão que, embora comparável ao Sol, se encontra ainda no início da sua vida. T Cha situa-se a cerca de 330 anos-luz de distância e tem apenas sete milhões de anos de idade. Até agora nunca foram encontrados planetas a formarem-se nestes discos em transição, embora já tenham sido vistos planetas em discos mais maduros, como o planeta Beta Pictoris b e o planeta Fomalhaut b.
Qualquer que seja o objeto recém-descoberto, este achado pode ajudar os astrónomos a melhorar os seus modelos de formação planetária.
Fonte: ESO


A imagem, obtida com a Advanced Camera for Surveys a bordo da NASA / ESA Hubble Space Telescope, mostra o planeta Fomalhaut b, orbitando a sua estrela mãe, Fomalhaut.
A pequena caixa branca no canto inferior direito aponta a localização do planeta durante as observações do Hubble tiradas em 2004 e 2006. Fomalhaut b abriu um caminho ao longo da borda interna de um vasto anel de destroços, empoeirado circundando Fomalhaut, que tem 34,5 bilhões km de diâmetro. Fomalhaut b situa-se a três bilhões de Km para dentro da beira do anel interior e orbita a 17.000 milhões de Km da sua estrela, cuja localização é marcada pelo ponto branco no centro da imagem.
O sistema de Fomalhaut está a 25 anos-luz de distância, na constelação de Piscis Austrinus.
Fonte: ESO

Sem comentários: